9 de agosto de 2013

O Grande Gatsby: leitura obrigatória

Desde que li uma matéria sobre o filme O Grande Gatsby na revista Elle de Junho fiquei simplesmente apaixonada!!!

Primeiro porque amo livros que são clássicos da literatura. Sou verdadeira "rata" de biblioteca e já tinha avistado diversas vezes este livro. Ele sempre chamou minha atenção, mas como tinha outros livros na minha lista de leituras fui deixando de lado. Quando comecei a ler minha paixão número 2 ficou super aguçada: filmes de época! Sei que soa um pouco clichê, mas acho que não sou deste tempo... Fico encantada com certas épocas... Sua história, literatura, arquitetura, artes, moda e modos, enfim...

O Grande Gatsby
O livro foi escrito na década de 1920 por Francis Scott Fitzgerald, no frenesi dos anos loucos. A história se passa na Nova York pós guerra (1922) e há um clima de muita esperança no ar. Os anos loucos caracterizou-se por ser a passagem de uma vida mais contida para uma vida mais boêmia e festiva. Os homens e as mulheres (principalmente elas) experimentaram uma liberdade que antes não existia (mudança dos tempos). As saias encurtaram, os cabelos femininos também, homens e mulheres se soltaram no ritmo frenético do jazz regados a muita bebida e cigarros. 

Este livrou tornou-se um clássico justamente por isso, Fitzgerald tornou-se um historiador do período e foi quem melhor retratou, através de seus livros, os costumes daquela geração, chamada de "a geração perdida". O livro conta a história de Gatsby um jovem ambicioso que tornou-se muito rico para "ganhar" o coração da jovem e astuta (e rica) Daisy. Mas quando os dois se reencontram após cinco anos separados a vida dela já está em um rumo diferente, embora ela também não o tenha esquecido. Porém os dois não desejam a mesma coisa... Livro intrigante, que além dos costumes da época como já citado, fala de ambição, amor, riqueza, pobreza, caráter e a falta dele. Leitura imperdível!!!

Quando leio livros que são clássicos e que tenham filmes baseados em sua história gosto muito de assistir, mesmo sabendo que o filme pode não ser fiel, só para ver a história através de outro ponto de vista. Ler O Grande Gatsby e assistir o filme depois (e recomendo que seja depois mesmo) é uma experiência muito mais enriquecedora se você for uma aficionada por "outros tempos" como eu. 

Assisti a versão de 1974, dirigida por Francis Ford Coppola e estrelado por Mia Farrow e Robert Redford. Agora estou enlouquecida de vontade de assistir a versão mais recente (e luxuosa) que estreou recentemente com Leonardo Di Caprio como Gatsby e Carey Mulligan como Daisy. Nesta versão o glamour dos anos 1920 salta aos olhos, graças ao figurino criado por (nada mais, nada menos) que Miuccia Prada e joias assinadas pela Tiffany & Co. Puro luxo!!!


O Grande Gatsby


Cenas de O Grande Gatsby


E vocês, já leram o livro? Assistiram o filme? O que acharam?


Para finalizar, música de Lana Del Rey que faz parte da trilha sonora do filme: Young and Beutiful!



Beijinhos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário