27 de agosto de 2013

Falando de negócios

Frase John Kennedy
Pinterest
Vim aqui hoje apenas prosear um pouco... 

Como eu disse no primeiro post do blog, a Madame Bardot está apenas engatinhando e embora a marca exista desde janeiro do ano passado, tudo está acontecendo bem lentamente ainda. Primeiro por que sou muito pé-no-chão (para não dizer meticulosa e sistemática) e gosto de planejar e preparar bem o terreno que estou pisando (ou pretendo pisar).

Ter um negócio próprio era um sonho antigo. Na verdade acho que começou quando minha filha nasceu. Eu morava em São Paulo e trabalhava em um bairro bem distante da minha casa e ficava sonhando com algum negócio que eu pudesse ficar mais tempo em casa, não viver dentro de ônibus-metrô-trem (os 3 juntos, assim mesmo) e poder ficar mais perto da minha filha. Naquela época - hoje minha filha tem 10 anos - eu não sabia fazer muita coisa. Trabalhava na área administrativa e não me via fazendo nada diferente daquilo. Nesta época eu nem sonhava em costurar, modelar, desenhar e o assunto moda nem passava pela minha cabeça.

Acabei vindo morar no interior de São Paulo com meus pais e minha filha e aqui continuei com a mesma ideia do negócio próprio mas sem muita luz. Fiz a faculdade de Finanças entre 2008 e 2009 para continuar na área administrativa com dignidade (risos), mas o desejo de ser minha própria "patroa" ia crescendo cada vez mais e junto com ele a angústia de não saber por onde começar. Não preciso dizer que também faltava verba para o sonho né? Foi só quando fiquei desempregada e fui fazer o curso de corte e costura (e apenas por hobby e curiosidade) que me dei conta que poderia viver daquilo. Meus pais são costureiros e nunca me vi como eles. Me senti até idiota quando percebi que a resposta esteve sempre ali na minha cara!

Pois bem, final de 2011 tive a ideia de começar a fazer algumas camisas para vender para conhecidos. Vendi algumas e fui fazendo outras peças também como saias, shorts e batas. Enquanto isso continuei estudando para me aprofundar mais no ramo. Em janeiro de 2012 fiz o cadastro de Micro Empreendedor Individual (MEI).  Eu sabia que o negócio ainda iria andar em passos bem curtos, mas queria ver a empresa aberta para ter certeza de que eu não deixaria o sonho de lado. Neste mesmo ano dividi meu tempo entre o negócio e o curso técnico de moda. A "briga" foi boa e o negócio ficou em stand by por um tempo. Agora em 2013, depois que o curso terminou em julho, é que voltei minhas energias exclusivamente para a Madame Bardot.

A loja virtual existe há algum tempo já, mas na verdade comecei ela bem despretensiosa, apenas como um teste para saber como lidar com uma loja virtual (ainda não abri oficialmente). Aprendi muitas coisas, procurei diversas plataformas, pensei até mesmo em uma loja virtual própria, mas vejo que não é o momento ainda. Escolhi então o Tanlup para hospedar a loja. Na verdade sou fã do Tanlup desde 2009 quando o conheci. Sempre achei uma plataforma simpática e divertida. Por ser uma rede social forte e bem conhecida acredito que trará alguns benefícios relacionados a marketing e propaganda. Além da loja há muito o que se trabalhar: página no Face, perfis no Twitter, Pinterest, Flickr e Tumblr e toda a identidade da marca. Estudei bastante sobre comércio eletrônico e vendas virtuais e fiz diversos cursos pelo Sebrae. Como vocês podem ver, não dá para dizer que não me preparei... risos.

No momento a loja está em manutenção, e na verdade este post hoje era apenas para comunicar isto, mas acabei me empolgando. Sorry... Ainda não tenho previsão de retorno, mas quando tudo estiver ok avisarei aqui pelo blog e demais redes sociais. O blog continuará trazendo notícias, novidades ou só uma prosa como hoje. Espero que vocês curtam as novidades que virão em breve!

Beijos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário